Se sonhos tivessem certidão de nascimento, o Projeto Social Sonho do Lucca teria registro em um dia especial de 2015, com origem no sonho de uma criança.

Foi quando Lucca, filho da cofundadora, Daniela Pelipas, sonhou que seu quitute de padaria favorito, o sonho, havia se tornado uma sobremesa maior e ainda mais gostosa: um bolo!

Lucca tinha 7 anos, Daniela apenas 2 a frente da Bolo da Madre junto à também empresária Fernanda Castanheda, quando foi exposta a inocente e doce pergunta: “Mamãe, e se o sonho virasse um bolo?!”

A questão foi o motivo pelo qual Daniela fez testes e mais testes na própria cozinha até chegar ao resultado esperado, uma receita deliciosa com gostinho de infância. O sonho do Lucca estava ali, atendido. De quebra, o cardápio da Madre também saiu ganhando: a receita, desde seu lançamento, faz sucesso em todas as lojas da rede Bolo da Madre.

O que ninguém imaginava é que se desenrolava ali algo muito maior do que os olhos podiam ver. No auge de sua mais pura inocência e sem pretensões, Lucca, sem saber, dava naquele momento o primeiro passo e construía a ponte, que ligaria aquele seu sonho aos sonhos de centenas de outras crianças, jovens e suas famílias.

Bastou pouco tempo para que a receita, seu nome, seu sabor e a história de sua criação se transformassem no símbolo da união entre a Bolo da Madre e as crianças e jovens atendidos pela Associação Acorde, na periferia de Embu das Artes, São Paulo. O Bolo Sonho, se transformou no Bolo Sonho do Lucca, um produto filantrópico com parte da renda revertida, de maneira recorrente, para os projetos sociais, educacionais e culturais da Associação que, atualmente, atende mais de 200 crianças e jovens que através da educação ganham mais confiança, possibilidades e um olhar mais esperançoso diante do futuro.

A receita do nosso projeto

Bolo Sonho

Massa de pão de ló, daquelas bem macias, recheada pelo clássico creme feito à base de ovos e baunilha. Para finalizar, açúcar de confeiteiro polvilhado que mais parece neve bem docinha.

Este é o Bolo Sonho do Lucca, a receita que se tornou produto filantrópico no cardápio da Bolo da Madre e apresenta dois tamanhos: tradicional e Pequenas Delícias com parte da renda, recorrentemente, direcionada para os projetos sociais da Associação Acorde que acolhe crianças e jovens na periferia de Embu das Artes, São Paulo.

Desde 2015 a Bolo da Madre reverte parte da renda obtida através das vendas de produtos filantrópicos para os projetos sociais da Associação Acorde.

Além do Bolo Sonho do Lucca em tamanho tradicional, lançado em 2015, outros produtos passaram a fazer parte do acervo filantrópico ao longo dos anos. Em 2020 a rede lançou a receita em tamanho menor e com valor de doação dobrado. Em 2021, foi a vez do lançamento da caneca temática que tem parte de seu valor também revertido para os projetos da Associação.

Em 6 anos de história foram arrecadados mais de 300 mil reais. O montante se deve à arrecadação recorrente das lojas e também às ações especiais efetuadas em outubro, desde 2018, durante as quais os valores de venda foram doados em sua totalidade. As ações contaram com a parceria do ator e comediante Fábio Porchat e de dezenas de influenciadores digitais, que através de suas redes sociais, dentre outros meios de comunicação, impulsionaram a contribuição de milhares de pessoas.

3 Fatos sobre o livro-pôster "Ter amigos é uma festa!"

1) ELE É UMA PARCERIA DA MOL COM DUAS REDES VAREJISTAS.
O livro é uma realização da Editora MOL em parceria com Bolo da Madre e Criamigos. Ele é vendido com exclusividade pelas duas redes varejistas. Por isso, possui duas capas diferentes, cada uma alinhada a um dos parceiros - mas o conteúdo é igual em ambas versões.

2) ELE PODE GERAR MAIS DE R$ 80 MIL EM DOAÇÕES.
Mais do que um livro, esta publicacão é um produto social. Sua venda gera recursos para dois projetos: a Aldeias Infantis SOS, beneficiada pelas vendas feitas na Criamigos, e a Casa do Zezinho, que recebe os recursos gerados pelos exemplares comercializados na Bolo da Madre.

3) ELE ESTIMULA A CULTURA DE DOAÇÃO.
Do valor arrecadado para doação pelo livro, 95% vão para as duas ONGs citadas acima e 5% são investidos na promoção da cultura de doação. Esta parcela é direcionada ao Instituto MOL, uma entidade sem fins lucrativos criada pela MOL cujo objetivo é incentivar os brasileiros a doar mais - o que é feito por meio de pesquisas, eventos e produção de conteúdo, entre outras ações, garantindo a existência de projetos sociais que lutam por grandes causas. Saiba mais em institutomol.org.br e no Instagram: @InstitutoMOL.

...e 3 perguntas que costumam ser feitas.

1) OS VAREJOS LUCRAM COMO LIVRO?
Sim. As duas redes têm uma pequena margem de lucro, na medida para garantir a sustentabilidade econômica do projeto e, ao mesmo tempo, permitir que o preço final seja acessível. Correalizadoras da publicação ao lado da Editora MOL, a Bolo da Madre e a Criamigos empenham sua força nas vendas, garantindo a distribuição e a promoção nas lojas. Para as redes, a publicação é, mais do que um produto, uma iniciativa de responsabilidade social em benefício da comunidade.

2) A MOL LUCRA COM O LIVRO?
Sim. A MOL é um negócio de impacto social, ou seja, uma empresa que tem como objetivo promover mudanças positivas na sociedade - e, ao mesmo tempo, como qualquer empresa, visa a obter lucro. Ele está embutido nos custos de produção. Em média, considerando todos os produtos, entre 2008 e 2021, a cada R$ 1 de lucro, a MOL doou R$ 5,56.

3) O COMO É CALCULADA A ESTIMATIVA DE DOAÇÃO?
Com base em uma previsão de quantos exemplares serão vendidos pela Editora MOL aos franqueados das duas redes varejistas. É preciso vender um número mínimo de unidades para cobrir os custos de produção e operação e os impostos e taxas bancárias. Os exemplares vendidos após esse ponto de equilíbrio são os que garantem a doação. E, quanto mais vendermos, maior será o valor repassado às ONGs. A estimativa de doação vai se concretizar se esgotarmos os 28 mil exemplares. Se a venda for menor, as doações são reduzidas. Se menos de 65% do total de franqueados comprarem os livros, não há doação: essa é a venda minima para cobrir custos, impostos e taxas.

Como ajudar no projeto

Nos últimos 6 anos foram arrecadados mais de

300 Mil Reais

LIVRO PÔSTER TER AMIGOS É UMA FESTA! - CRIAMIGOS

O livro-pôster traz passatempos para as crianças colorirem e se divertirem. Ao abrir a publicação, o livro vira um tapete de colorir.

Este projeto já doou:
R$31.122,25
e vendeu 11.050 exemplares

Para onde vai o dinheiro: